7 Maiores erros de marketing que a maioria das empresas cometem

7 Maiores erros de marketing que a maioria das empresas cometem

É bom seguir algumas regras e minimizar erros que acontecem com tantas empresas.

Confira quais são elas:

Confira aqui os 7 pecados quando o assunto é marketing:

 

 

1-  “Achar” que conhece bem o seu cliente

Tenha certeza! Que com um rápida pesquisa você poderá conhecer, de fato, quem é o seu cliente.

No marketing digital, o chamamos de persona ou avatar. Esse cliente deve ser pensado com detalhes, como idade, sexo, região em que mora, comportamentos, hábitos, medos, sonhos e desejos.

2-  Não conhecer a opinião das pessoas a respeito do seu produto ou serviço

Muitas vezes, achamos que o ao trazer o cliente é um determinado item do trabalho, mas, de fato, é outro. Conheça o que o seu usuário vê como proposta de valor para a sua marca e o porquê.

3-  Fazer uma venda e esquecer do relacionamento com seu cliente

Venda  correta é aquela que deixa o cliente satisfeito e encantado a ponto de recomendar a marca.

Crie um programa de relacionamento para “cuidar” do seu cliente. Pode ser uma ligação depois da-venda para verificar a satisfação com a entrega, o envio de um cartão de aniversário, um cupom de desconto para a próxima compra e etc.

4- Acreditar em soluções mágicas

No mundo dos negócios não há milagre, nem mesmo nas redes sociais. Muitas empresas acham que somente com campanhas de marketing digital irão atingir todas as suas metas.

Isso não é verdade, pois muitas vezes o produto ou a entrega apresentam defeitos, erros e ou até mesmo o público alvo da campanha está equivocado.

5- Investir em ações imediatas

Sem planejar e acompanhar não há resultados. Vale mais a pena investir em ações simples do que em uma grande iniciativa que depois não será aproveitada.

Conheço muitas empresas, que por exemplo, fecham a participação em feiras de negócios e não convidam todos os seus clientes e prospectos, não colhem os dados dos visitantes e não ativam esses contatos, desperdiçando dinheiro, tempo e energia.

6- Subestimar os concorrentes

No nosso mundo globalizado, é fundamental acompanhar o que o mercado está fazendo, no Brasil e no exterior. Assim, além de ver o que as outras marcas estão fazendo, muitas vezes você saberá tendências que poderá adaptar para a sua empresa, com ótimos resultados.

7- Acomodar-se

Mesmo que a sua marca seja um sucesso, isso só reflete o acerto das ações do passado. Toda empresa precisa estar em um processo de melhora continua, para se superar e entregar a melhor experiência aos clientes, sempre. E isso vale para o seu planejamento de marketing também.

Apesar de tantas novidades tecnológicas, métricas, acompanhamento e novas ferramentas, muitas vezes, no marketing, ainda vale a regra de outro dos antigos negócios, quando o dono da empresa atendia no balcão, o cliente pelo nome, sabia do que ele gostava e como poderia entregar melhor o seu produto.

Hoje, tudo isso ainda é valido e continua mais em alta ainda, vale lembrar fique ligado.

 

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