7 dicas de como melhorar a produtividade nos seus cursos EAD.

7 dicas de como melhorar a produtividade nos seus cursos EAD.

Se você já teve acesso a algum curso EAD já saberá logo do que vamos falar. Mesmo você que precise destas dicas para melhorar a produtividade nos seus estudos. Fazer um curso EAD todo mundo sabe que requer um pouco mais de disciplina, principalmente por ser um curso online.

Mas mesmo sendo um curso online, ele é um curso apropriado para todos os tipos de pessoas. Mas você deve estar pensando como eu faço para poder aproveitar cada vez mais do meu curso e me tornar um ótimo profissional?

Uma das características dos cursos EAD é que você poderá acessá-los a qualquer hora do dia e com isso você pode se programar melhor na sua rotina e colocar a coisa para funcionar.

Vamos agora dizer quais as características principais dos cursos que você deve considerar na hora de fazer o seu planejamento de produtividade:

  1. São cursos online;
  2. São cursos cujos vídeos você pode ver a qualquer hora do dia;
  3. Os vídeos geralmente têm uma duração de 30-50 minutos;
  4. Você pode voltar caso não compreenda alguma coisa;
  5. Vídeos em alta resolução e com professores qualificados;
  6. Você já tem a grande do curso antecipadamente;
  7. Você geralmente pode tirar suas dúvidas por e-mail ou chat;
  8. São cursos com certificação na maioria das vezes.

Então, repassando todos estes pontos importantes vamos para as dicas de como melhorar a produtividade nos seus cursos EAD.

 

como melhorar a produtividade

 

1.     Faça um planejamento antes de começar

 

Se você quer começar a estudar online, pegue um papel e uma caneta e faça um pequeno planejamento que pode ser de tempo para estudar x quantidade de horas a estudar. Nestas horas seja criativo, faça como se estivesse em um curso presencial, pegue papel e caneta e escreva tudo aquilo que deseja fazer neste tempo de curso.

O planejamento vem antes de qualquer atividade que venhamos a fazer. Algumas pessoas o desprezam, mas outras conseguem render bem mais quando estão asseguradas por ele.

 

2.     Faça um horário de estudos

 

Dentro do seu planejamento não pode falta um horário de estudo, principalmente se você tem poucas horas para estudar. Fazendo isto você evita a dispersão e aproveita melhor as suas horas livres.

O horário pode ser de segunda a sexta, de segunda a domingo, o que realmente importa é saber quanto tempo você vai ter para estudar e quais são os melhores horários.

Veja um exemplo abaixo:

como melhorar a produtividade

Este é apenas um exemplo de como você deve fazer para se organizar, afinal não é porque o estudo é online você vai relaxar e estudar apenas quando tiver um tempinho. Para aproveitar melhor estes tipos de cursos você tem que agir como se estivesse em sala de aula, guardando o devido tempo para cada coisa.

Você pode ver aí em cima que tem espaço reservado para lazer, família, exercícios físicos e estudo sozinho. Este último considera aquele estudo que você faz quando está fora do ambiente EAD.

 

3.     Mantenha escrito todos os vídeos que você já viu

 

Manter este tipo de controle te possibilita saber quanto do curso você já assistiu. Você pode até colocar os temas que foram abordados em cada vídeo para que você possa revê-los quando quiser. E fica bem mais fácil fazendo assim.

Mesmo que o sistema EAD mantenha este controle, é essencial que você mesmo faça o seu.

 

4.     Horário de estudo é sagrado.

 

Os vídeos em geral têm duração de até 1 hora, então nesse horário faça como se estivesse em sala de aula: mantenha sua atenção restrita à aula. Às vezes é fácil se distrair com as coisas da casa, por isso arrume um local bem calmo e silencioso para assistir às aulas.

Avise aos seus filhos o que está pretendendo a eles e peça sua colaboração. Dentro do ambiente EAD, também é fácil se distrair, pois são muitos vídeos e você quer ver todos. Tente seguir o roteiro que você fez antes e vai ver como vai render muito bem.

 

5.     Pare os vídeos quando tiver alguma dúvida e anote

 

Não deixe o vídeo rolando e sua dúvida na cabeça, pois assim é fácil de esquecê-la. Pare o vídeo sempre que tiver alguma dúvida, anote e guarde para perguntar no chat e no e-mail da instituição.

Alguns cursos disponibilizam consultoria através de Whats App, mas a maioria é mesmo através de e-mail e chat. Ao finalizar o vídeo, ou a aula do dia, você já manda sua dúvida. É como se você fechasse um ciclo, entende?

No dia seguinte, verifique suas dúvidas respondidas. Tente não deixar isto para depois.

 

6.     Siga pela grade do curso

 

A grande do curso disponibilizada no início do curso e ao longo deste serve para você ter um norte de como deve seguir o curso. Se você seguir pela grade nunca vai se perder e deixar de ver alguns vídeos que você não tinha visto antes.

Como a grande maioria dos cursos EAD hoje são online, então não estamos falando dos cursos cujo material vai para casa para você estudar sozinho. Acreditamos que estes cursos hoje são uma minoria.

 

7.     Após terminar o curso

Após o término do curso você verá que tudo correu conforme planejado se você seguiu este nosso esquema aqui. Vai poder ver quais vídeos contém o assunto que você deseja rever. Em alguns casos a instituição disponibiliza baixar os vídeos para seu computador. Aproveite esta possibilidade e baixe todos em uma pasta no seu Hard Disk(hd).

Desta forma quando você quiser você poderá rever tudo. E guarde seu esqueminha, pois ele vai te ajudar no futuro a não se manter perdido em meio a tantos vídeos.

 

Conclusão

Apesar de não estamos falando dos cursos EAD sem opção de vídeo, eles ainda existem, mas estão em menor proporção. Mesmo seu curso sendo deste tipo, tudo que foi passado aqui serve também. Antes de começar a estudar você deve pensar positivamente que irá conseguir finalizar tudo e manter uma rotina de estudos.

Esta rotina vai te ajudar a não perder tempo e dinheiro ao longo do curso. Se você gostou destas 7 dicas de como melhorar sua produtividade, então continue nos seguindo para ficar a par das novidades.

 

Gostou? Então compartilha em suas redes sociais!

Venha fazer parte de uma Comunidade Colaborativa que vai te ajudar todos os dias a ter resultado na internet de verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *