5 RAZÕES POR QUE INVESTIR EM INBOUND MARKETING

5 RAZÕES POR QUE INVESTIR EM INBOUND MARKETING

 

Para começarmos vamos explicar o que é este termo tão luxuoso que aparece aí no título: inbound marketing. O inbound marketing ou também chamado de marketing digital é um conjunto de atividades que uma empresa pode fazer na internet para desenvolver a sua marca.

São técnicas e estratégias para atrair oportunidades novas no mercado. Mas o que interessa mesmo saber é que investir em inbound marketing não é algo de agora, muito pelo contrário, data de 90. O marketing digital é tão importante hoje que até para comprar uma pasta de dente simples as pessoas estão entrando em sites e procurando pela melhor opção.

Estamos em uma era onde informação é tudo! E para o inbound marketing informação é diamante.

investir em inbound marketing

 

O que podemos dizer a cerca de investimentos em marketing digital é que para cada passo que se dá nesta vertente, mais próximo do seu público-alvo você vai estar.

No mundo de hoje você ganha clientes através da persuasão e da criatividade. Você tem que levar o cliente a perceber como o seu produto é importante para eles. É mais uma vez aquela pergunta que deve pairar nas cabeças dos seus prospects: por que não comprar agora?

Se você deseja criar essa relação entre sua empresa x clientes, você tem que investir e para investir você tem que passar pelo estágio de aprendizado como nós dissemos em nosso artigo sobre Marketing Digital.

Não é nada muito difícil, mas investir em inbound marketing é uma das melhores opções que você tem nas suas mãos. É barato e é simples e nós vamos te dizer por quê.

investir em inbound marketing

1.     Atração clientes novos

 

Devemos começar entendendo que com o marketing online ou inbound marketing nossas possibilidades são enormes. Você vai utilizar a internet para tudo. Pense assim: todas as suas ações de marketing vão estar a um clique do seu dedo. É ou não é fácil?

Você vai fazer uso dos seus canais de comunicação (blog, vlog, site, mini site e etc) para prospectar clientes. Vai decidir o que dispor nos seus canais e estudar exatamente o que o seu cliente pensa e como ele age.

Vai se aproximar dele através da comunicação digital, publicidade e propaganda digitais e, acredite você, conteúdo escrito.

E não é fantástico?! Mas calma lá… é fantástico, mas não é tão fácil assim. Você também vai ter que investir em inbound marketing através de anúncios pagos. E é aí que mora o cerne da questão, anúncios pagos no Google Adwords, nas suas principais redes sociais e por aí vai.

Mas esta etapa de atração de clientes é muito importante para quem trabalha com marketing digital, pois uma vez que os prospects te conhecem eles passam a disseminar a tua marca pelos quatro cantos do país e até quiçá do mundo.

Tudo vai depender da forma como atrai os seus clientes, como você persuadi a todos eles fazendo da sua marca algo inesquecível e difícil de se ignorar.

 

2.     Segmentação

 

O que você acha de ter seu público dividido por segmentos onde qualquer publicidade que você fizesse saísse exatamente para este grupo de pessoas? A segmentação no inbound marketing é isso: você tem a possibilidade de encontrar as pessoas que realmente fazem parte do seu público e investir em propaganda para este público.

O que acontecia anteriormente e ainda acontece é que as empresas investiam no outbound marketing ou marketing tradicional e suas publicidades eram direcionadas para todo o tipo de público e assim acabavam não atingindo muitas pessoas do público-alvo que deveria atingir.

Com a segmentação você pode escolher por grupos tipo: grávidas, casados, estudantes, universitários e por aí vai. Suas campanhas serão mais efetivas e direcionadas para os clientes em potencial que realmente tem a ver com a sua marca.

Mas como isso é possível?

É possível pois o marketing digital possibilita a coleta de vários dados segmentados sobre o seu público-alvo e tudo pela internet através de formulários ou até mesmo de redes sociais. Vamos pensar assim: se você tem o endereço de e-mail de um cliente, você pode pesquisar de tudo sobre ele na internet.

 

 

3.     Relacionamento com os clientes

 

No inbound marketing o relacionamento de sua empresa com seus clientes fica mais estreito e é aí que grandes oportunidades surgem para o seu negócio. Você vai ter uma forma mais simples de se comunicar com seus clientes e assim ficar mais próximo deles cada vez mais.

Como diz a Rock Content, é como se fosse um relacionamento amoroso em que é preciso nutrir para garantir que seja duradoura. No inbound marketing a conversa entre cliente e empresa é facilitada e essa aproximação fica mais fácil.

Com um relacionamento mais estreito você pode investir em ações mais direcionadas tipo: dia de aniversário, datas comemorativas que guardam relação com seu público-alvo entre outras oportunidades sazonais.

Isso tudo facilita também o pós-venda e te garante alguns pontos na hora de fechar novos negócios com outros clientes que chegaram a você justamente por este aspecto.

 

 

4.     Estratégias com baixo custo

 

Esta estratégia de investimento em inbound marketing é focada no público que se quer atingir e por isso é que os custos envolvidos são baixos e acessíveis. Com o auxílio da segmentação é possível colocar no ar ações mais específicas e duradouras e assim gerar mais resultados gastando menos.

 

 

 

5.     Resultados em tempo real

 

Antes, com as propagandas na televisão e rádio não se tinha como mensurar em tempo real os resultados. Agora as coisas mudaram. Com a internet e suas ferramentas analíticas tudo fica mais rápido e fácil de se obter. Os resultados são mais precisos e diretos e você ainda pode compará-los sempre que quiser.

Você vai poder enxergar onde acertou e errou para poder consertar na próxima vez e assim alavancar os seus resultados. Você pode ainda colocar os seus esforços nas áreas onde se tem mais eficácia e assim multiplicar suas respostas.

 

Conclusão

 

Investir em inbound marketing ou marketing digital está sendo a última moda do momento, mas você sabe que ninguém vai atrás daquilo que não dá resultados. As pessoas têm a tendência a se focarem em alternativas comprovadas e que trazem bastantes valores.

É uma tática mais acurada de investimento que mostra solidificação de resultados dentro de sua segmentação e até mesmo fora dela.

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